Como consolidar instantâneos
search cancel

Como consolidar instantâneos

book

Article ID: 332539

calendar_today

Updated On:

Products

VMware vSphere ESXi

Issue/Introduction

Disclaimer: Este artigo é uma tradução do Consolidating snapshots (1007849). Como os artigos são traduzidos em uma base de melhor esforço, o conteúdo pode tornar-se desatualizado. Para obter o conteúdo mais recente, consulte o artigo em Inglês.


Symptoms:
  • Máquinas virtuais com instantâneos ou discos delta param de responder ou falham durante uma migração de armazenamento.
  • Ao ligar a máquina virtual, surge a seguinte mensagem de erro:

    The parent virtual disk has been modified since the child was created.
  • A máquina virtual desliga inesperadamente e surge a seguinte mensagem de erro ao tentar ligá-la de novo:

    A general system error occurred: internal error.
  • O log da máquina virtual contém a seguinte entrada:

    vcpu-0| Msg_Question: msg.hbacommon.outofspace reply=0
    vcpu-0| Msg_Question:
    vcpu-0| msg.hbacommon.outofspace There is no more space for the redo log of W2003Sbs1-000001.vmdk.
    vcpu-0| You may be able to continue this session by freeing disk space on
    vcpu-0| the relevant partition, and clicking Retry. Otherwise,
    vcpu-0| click Abort to terminate this session.
  • Não é possível remover instantâneos de máquinas virtuais em uma ou mais datastores.


Environment

VMware ESX 4.0.x
VMware ESXi 4.0.x Embedded
VMware ESXi 4.0.x Installable
VMware ESXi 4.1.x Embedded
VMware ESXi 3.5.x Installable
VMware ESX Server 3.0.x
VMware ESX Server 3.5.x
VMware ESXi 4.1.x Installable
VMware ESX 4.1.x
VMware ESXi 3.5.x Embedded

Resolution

Observação: Este artigo aborda o ESX e ESXi 3.x e 4.x. Para obter informações sobre o vSphere 5.x, consulte Consolidating snapshots in vSphere 5 (2003638).


Este erro pode ocorrer se:

  • O disco base da máquina virtual foi modificado após o instantâneo ou delta da máquina virtual tiver sido criado.
  • Você ficou sem espaço em um datastore que contém o instantâneo ou disco delta.
  • O sistema operacional convidado sofreu uma exceção ou pânico de kernel quando foi tirado um instantâneo da máquina virtual.

Para obter mais detalhes sobre instantâneos e sobre a recriação de arquivos descritores ausentes, consulte: Cannot power on a virtual machine because the virtual disk cannot be opened (1004232).

A funcionalidade de instantâneo tem melhorado à medida que os produtos ESX da VMware são lançados e atualizados. Para obter mais informações, consulte:

Visão geral

O disco de máquina virtual VMware ESX consiste de um descritor (que termina em .vmdk) e de uma extensão (que termina em -flat.vmdk). Ao ser tirado um instantâneo da máquina virtual, os discos rígidos virtuais anexados (conhecidos também como discos base) não recebem mais modificações ou gravações do sistema operacional convidado; são armazenados em arquivos de disco delta individuais da máquina virtual (que terminam em -delta.vmdk). Há um arquivo delta por disco base do qual se tira um instantâneo.

Com exceção de discos de máquina virtual com provisionamento dinâmico, os discos da máquina virtual normalmente têm um requisito de espaço reservado ou definido em um datastore. Entretanto, os instantâneos precisam de espaço e atenção adicionais. Eles aumentam de tamanho à medida que são armazenadas outras modificações ou gravações.

Por exemplo:

  1. Se 10GB de mudanças foram realizadas em uma máquina virtual, o tamanho do arquivo de seu disco delta vai aumentar proporcionalmente em 10GB.
  2. Criar outro instantâneo faz com que o disco delta de instantâneo existente retenha seu atual tamanho, porém, o próximo disco delta vai começar a armazenar todas as modificações e gravações que virão. O disco base ainda é deixado inalterado desde o início do primeiro instantâneo.
  3. Caso outros 15GB de alterações tenham sido realizadas pelo sistema operacional convidado, um total de 25GB de delta instantâneo foi agora gravado sobre os dois arquivos de disco delta instantâneo respectivos da máquina virtual.
  4. Para versões anteriores ao VMware ESX 4.0 Update-2, a tarefa de consolidação de todos os instantâneos (Remoção de todas as tarefas de instantâneo) faz com que alterações únicas armazenadas apenas no segundo disco delta de instantâneo sejam copiadas na sequência da cadeia de instantâneos e no primeiro instantâneo, ou em seu "pai".
  5. Este efeito é recursivo para cada arquivo pai precedente. Como consequência, o primeiro arquivo de disco delta de instantâneo vai crescer para até 15GB, acomodando todos os novos blocos. Entretanto, todas as alterações comuns armazenadas nos dois níveis do instantâneo não precisam de espaço adicional.
  6. O resultado final é um datastore que requer 40GB, ou 25GB + 15GB.

Observações:

  • É necessário espaço adicional se a máquina virtual estiver rodando durante uma tarefa de Remoção de todos os Instantâneos . A quantidade de espaço consumida depende da quantidade de informações de delta de instantâneo que a máquina virtual tem que armazenar temporariamente enquanto seu processo de consolidação é concluído.
  • Se os mesmos 10 GB tiverem sido alterados no segundo instantâneo e apenas 5GB de alterações únicas de bloco tiverem ocorrido, o primeiro instantâneo vai aumentar em aproximadamente 5 GB durante a consolidação, e não todos os 15GB.
  • Optar por salvar o conteúdo de memória da máquina virtual com cada tarefa de Criação de Instantâneos requer espaço adicional do datastore VMFS. A quantidade de espaço necessária equivale à quantidade de memória atribuída à máquina virtual. Esta exigência pode ser aplicada múltiplas vezes, se múltiplos instantâneos que incluam conteúdos de memória da máquina virtual forem criados.

Se um datastore se encher devido ao acúmulo excessivo de espaço de arquivos delta ou se o datastore ficar sem espaço durante o esforço de consolidação de instantâneo, os sintomas descritos anteriormente irão ocorrer. A migração ou remoção de dados armazenados e consolidação de instantâneo serão necessárias para resolver o problema.

Para obter mais informações sobre instantâneos de máquina virtual, consulte: Understanding virtual machine snapshots in VMware ESX (1015180).

VMware ESX 4.0 Update-2 ou mais recentes

O VMware ESX agora incorpora procedimentos de consolidação aperfeiçoados que diminuem a demanda de espaço livre. É possível consolidar discos delta de máquinas virtuais mesmo quando houver mínimo espaço livre disponível em seu datastore.

Para consolidar os instantâneos de uma máquina virtual atualmente registrada em um host ESX 4.0 Update-2 ou mais recente:

  1. Desligue a máquina virtual.
  2. Abra o Gerenciador de Instantâneos da máquina virtual.
  3. Remova um ou mais instantâneos clicando em Excluir ou Excluir todos.
  4. Aguarde até que a consolidação seja concluída. Instantâneos e discos delta maiores levarão mais tempo para concluir.

VMware ESX 4.0 Update-1 ou mais antigas

A clonagem da máquina virtual afetada ou de disco virtual específico para outro local preserva os arquivos originais e consolida as informações de delta do instantâneo do disco com uma cópia do disco base no novo disco da máquina virtual.

A remoção completa do instantâneo ou consolidação é um processo irreversível. Este processo é possível a partir do VMware vSphere and Infrastructure Client, bem como através do vSphere Management Assistant (vMA), vSphere CLI, Power CLI, SDK/APIs e terminal do host ESX.

Observação: A clonagem de máquinas virtuais é possível através de uma conexão do cliente a um VirtualCenter e vCenter da VMware. Se você não possui nenhum destes produtos, a clonagem da máquina virtual não está disponível. Porém, ainda é possível clonar e consolidar discos de máquinas virtuais individuais.

Pré-requisitos de solução

  • Analisar a configuração da máquina virtual e identificar os locais e nomes de arquivo dos discos virtuais anexados.
  • Verificar a quais discos delta específicos a máquina virtual está se referindo. Isto pode ser determinado examinando a configuração de hardware da máquina virtual, realçando um disco virtual e anotando o nome de cada arquivo de disco. É possível também analisar o arquivo de configuração da máquina virtual ( .vmx).
  • Observar também o tamanho de cada disco rígido da máquina virtual (especialmente os arquivos de disco base). Os clones de destino terão este tamanho.
  • A clonagem de discos virtuais pode ser necessária como parte de seus esforços para consolidar e recuperar espaço. Verifique se você tem espaço suficiente em um ou mais datastores para receber, total ou parcialmente, um clone consolidado da máquina virtual (um disco virtual).
  • Execute uma verificação de integridade da árvore de discos da máquina virtual verificando os valores de ID de conteúdo (CID) entre múltiplos arquivos de disco delta de instantâneo e outros valores de descritor de discos da máquina virtual. Para obter mais informações importantes sobre este assunto, consulte: Resolving "The parent virtual disk has been modified since the child was created" CID mismatch errors (1007969).
  • Faça uma análise do consumo de espaço de datastores e avalie para quais discos de datastores ou clones de máquinas virtuais podem ser salvos, como parte do esforço de consolidação.

Soluções

Estas soluções garantem que os arquivos de disco originais não foram modificados. O clone consolidado pode ser analisado antes da decisão de permitir que a cópia do clone execute serviços para a máquina virtual afetada.

  1. Clone a máquina virtual utilizando o VMware vSphere ou o Infrastructure Client. Consulte: Cloning Virtual Machines in VMware vCenter and VirtualCenter (1027865).
  2. Clone discos de máquinas virtuais individuais utilizando vMA ou vCLI. Consulte: Cloning Individual Virtual Machine Disks via vMA and vCLI (1027872).
  3. Clone discos de máquinas virtuais individuais usando o terminal. Consulte: Cloning individual virtual machine disks via the VMware ESX host terminal (1027876).


Additional Information

Consolidating snapshots in ESX/ESXi 3.x and 4.x