Clustering da Microsoft no VMware vSphere: diretrizes para configurações compatíveis
search cancel

Clustering da Microsoft no VMware vSphere: diretrizes para configurações compatíveis

book

Article ID: 344727

calendar_today

Updated On:

Products

VMware vSphere ESXi

Issue/Introduction


Symptoms:

Disclaimer: Este artigo é uma tradução do Microsoft Clustering on VMware vSphere: Guidelines for supported configurations (1037959). Como os artigos são traduzidos em uma base de melhor esforço, o conteúdo pode tornar-se desatualizado. Para obter o conteúdo mais recente, consulte o artigo em Inglês.



A VMware oferece aos clientes flexibilidade e escolha na arquitetura de soluções de alta disponibilidade. A Microsoft apresenta declarações claras de suporte às suas soluções de clustering no VMware.

Além disso, a VMware fornece diretrizes em termos de protocolos de armazenamento e do número de nós aos quais a VMware oferece suporte no vSphere, especialmente para soluções de clustering específicas que acessam armazenamento compartilhado. Outras soluções de clustering que não acessam armazenamento compartilhado, como o Exchange Cluster Continuous Replication (CCR) e o Database Availability Group (DAG), podem ser implementadas no VMware vSphere como em sistemas físicos, sem considerações adicionais.

Este artigo oferece diretrizes e o status do suporte do vSphere à execução de várias soluções de clustering e configurações da Microsoft.

Observação: as referências ao MSCS ao longo deste artigo também se aplicam ao Windows Server Failover Cluster (WSFC) nas versões relevantes do Windows Server.

Environment

VMware ESX 4.1.x
VMware ESXi 4.1.x Embedded
VMware vSphere ESXi 5.1
VMware ESXi 4.1.x Installable
VMware vSphere ESXi 6.0
VMware vSphere ESXi 5.0
VMware ESX 4.0.x
VMware ESXi 4.0.x Installable
VMware vSphere ESXi 5.5

Resolution

Suporte do VMware vSphere às soluções de clustering da Microsoft nos produtos VMware

Esta tabela descreve o suporte do VMware vSphere às soluções de clustering da Microsoft:

Clustering da
Microsoft no
VMware
vSphere
suporte
VMware
HA
suporte
vMotion
DRS
suporte
Armazenamento
vMotion
suporte
MSCS

Limites
Suporte aos protocolos de armazenamentoDisco compartilhado
FCNo guest
OS iSCSI
Native
iSCSI
SMB SO no guestFCoENFSRDMVMFS
Compartilhado
Disco
MSCS com
Disco compartilhado
SimSim 1Sim 8Não2,
5 (5.1 e 5.5)
Sim 7SimSim 6Sim 5Sim 4NãoSim 2Sim 3
Exchange Single
Copy Cluster
SimSim 1Sim 8Não2,
5 (5.1 e 5.5)
Sim 7SimSim 6Sim 5Sim 4NãoSim 2Sim 3
Clustering de SQLSimSim 1Sim 8Não2,
5 (5.1 e 5.5)
Sim 7SimSim 6Sim 5Sim4,11,12NãoSim 2Sim 3
Não
compartilhado
Disco
Balanceamento de
carga da rede
SimSim 1SimSimO mesmo que
SO/aplicativo
SimSimSimN/DN/D
NãoN/DN/D
CCR do ExchangeSimSim 1SimSimO mesmo que
SO/aplicativo
SimSimSimN/DN/DNãoN/DN/D
DAG do ExchangeSimSim 1SimSimO mesmo que
SO/aplicativo
SimSimSimN/DN/D
NãoN/DN/D
SQL AlwaysOn
Availability
Group
SimSim 1SimSimO mesmo que
SO/aplicativo
SimSimSimN/DSim10Sim9N/DN/D

Observações da Tabela 1:
  1. quando regras de afinidade-antiafinidade DRS são usadas. Para obter mais informações, consulte a seção Configuração específica HA/DRS para máquinas virtuais em cluster neste artigo.
  2. Para obter detalhes sobre as configurações de disco compartilhado, consulte a secção Configurações de disco neste artigo.
  3. Compatível somente com configurações Cluster in a Box (CIB). Para obter mais informações, consulte a seção Considerações de clustering de armazenamento compartilhado neste artigo.
  4. No vSphere 5.5, o FCoE nativo é compatível. No vSphere 5.1 Update 2, um cluster de dois nós usando FCoE com Windows Server 2008 e Windows Server 2012 é compatível. No vSphere 5.1 Update 1 e 5.0 Update 3, as configurações de cluster de dois nós com placas Cisco CNA (VIC 1240/1280) e driver versão 1.5.0.8 são compatíveis no sistema operacional guest Windows 2008 R2 SP1 de 64 bits. Para obter mais informações, consulte o guia VMware Hardware Compatibility:
  5. Somente Windows Server 2012 e 2012-R2 Failover Clustering.
  6. Somente no vSphere 5.5.
  7. No vSphere 5.1 Update 2, um cluster de até cinco nós com FibreChannel é suportado com Windows Server 2012.
  8. O vMotion é compatível somente com o vSphere 6.0 com Cluster Across Boxes (CAB). Exige o Virtual Hardware versão 11. Configure os nós do cluster com a regra de Antiafinidade para impedir que mais de um nó em um determinado cluster resida no mesmo host ESXi. Consulte Configuração específica HA/DRS para máquinas virtuais em cluster neste artigo.
  9. SQL 2012 e SQL 2014 no Windows Server 2012 R2 no vSphere 6.
  10. SQL 2012 e SQL 2014 com AAG no Windows Server 2012 R2 no vSphere 6
  11. SQL 2012 e SQL 2014 com FCI no Windows Server 2012 R2 no vSphere 6
  12. SQL 2012 e SQL 2014 com AAG e FCI no Windows Server 2012 R2 no vSphere 6
Observações:
  • O MSCS (Windows Server Failover Clustering (WSFC)) é compatível com o VMware Virtual SAN (VSAN) versão 6.1 e posteriores para configurações baseadas em não RDM.
  • Para conhecer os aprimoramentos de suporte ao MSCS do vSphere 5.5consulte MSCS support enhancements in vSphere 5.5 (2052238).
  • As máquinas virtuais do Microsoft Clustering Services (MSCS) usam um barramento compartilhado Small Computer System Interface (SCSI). Nenhuma máquina virtual que usa um barramento compartilhado pode fazer alterações a quente no hardware da máquina virtual, pois isso perturba a pulsação entre os nós do MSCS. Estas atividades não são compatíveis e provocam um failover de nó do MSCS:
    • Migração do vMotion (exceto no vSphere 6, no qual é compatível)
    • Aumento do tamanho de discos
    • Adição a quente de memória
    • Adição a quente de CPU
    • Uso de snapshots
    • Pausa e/ou retomada do estado da máquina virtual
    • Excesso de alocação da memória, levando à permutação virtual ou aumento de memória

      Observação: Para obter mais informações sobre as limitações do MSCS, consulte a seção vSphere MSCS Setup Limitation no vSphere Resource Management Guide.

  • Para efeito do presente documento, a VMware não considera o Espelhamento de SQL como uma solução de clustering. A VMware é totalmente compatível com o spelhamento de SQL no vSphere, sem restrições específicas.
  • O SQL Server AlwaysOn Availability Group no vSphere é compatível somente com configurações de disco não-compartilhado, exceto quando o VMDK do disco do sistema está localizado em um repositório de dados NFS.
  • Os clusters do MSCS são compatíveis com os Controles SCSI VMware Paravirtual no vSphere 5.5 Update 3, vSphere 6.0 e versões posteriores.
  • As migrações do Storage vMotion e do vMotion para configurações de discos compartilhados não são compatíveis e falham quando há uma tentativa de migração. Para mais informações, consulte Troubleshooting migration compatibility error: Device is a SCSI controller engaged in bus-sharing (1003797).
  • O ESXi 5.1, 5.5 e 6.0 é compatível com clusters de até cinco nós para Windows Server 2008 SP2 e versões posteriores, mas as versões anteriores do ESXi são compatíveis somente com clusters de dois nós. Para obter mais informações, consulte o Setup for Failover Clustering and Microsoft Cluster Service Guide.
  • Um cluster Microsoft que consiste em nós de servidor Windows físicos e nós de máquinas virtuais é compatível. Para obter mais informações, consulte a seção Cluster Physical and Virtual Machines no Setup for Failover Clustering and Microsoft Cluster Service Guide.
  • O Microsoft SQL Server AlwaysOn Availability Group (AAG) é compatível com o vSphere 5.5 e mais recente sem restrições.
  • O Microsoft SQL Server AlwaysOn Failover Clustering Instance (FCI) é compatível com o VMware vSphere sob estas condições:
    * Se os nós FCI forem hospedados em hosts ESXi separados (configuração Cluster across Boxes), os discos compartilhados apresentados aos nós FCI deverão ser configurados como discos Raw Device Mapping (RDM) anexados a controladores SCSI virtuais no modo de compatibilidade física.

* Além disso, as regras de Antiafinidade DRS devem ser usadas para manter as máquinas virtuais que participam dessa configuração FCI separadas em diferentes hosts ESXi em todos os momentos.
* A operação do vMotion é compatível com esse tipo de configuração de FCI somente no vSphere 6.0 e sob estas condições:

      • As máquinas virtuais devem estar em Hardware Compatibility versão 11 ou superior.
      • O comutador virtual no qual o vMotion Portgroup está localizado deve ser conectado a um uplink físico de 10 GB. Quando isso não for possível, quadros jumbo devem ser ativados no comutador virtual ao qual o vMotion Portgroup está conectado.
  • O vMotion de opções de clustering de SQL legado (Microsoft Clustering Service) nas versões do SQL Server anteriores ao SQL Server 2012 não foi testado ou validado pela VMware. Consequentemente, a VMware não oferece suporte ao vMotion de máquinas virtuais configuradas com MSCS.
  • O Storage vMotion não é compatível com RDM de modo físico em nenhuma versão do vSphere.
Para evitar failovers de nó de cluster desnecessários devido à latência da E/S do disco do sistema, os discos virtuais devem ser criados usando o formato EagerZeroedThick somente em volumes VMFS, independentemente do protocolo subjacente.

Observação: Embora VMDKs EagerZeroedThick possam ser criados em matrizes NAS compatíveis com VAAI usando um plug-in VAAI NAS adequado, o NFS não é um protocolo de armazenamento compatível com o Microsoft Clustering. A exceção a esta observação é a nota de rodapé 9 abaixo das observações da tabela 1 acima.

Soluções de clustering comuns da Microsoft

Estas são as soluções comuns de clustering Microsoft utilizadas pelos usuários da VMware em máquinas virtuais:
  • Serviços de clustering da Microsoft: O MSCS, ou Windows Failover Clustering, é uma função de clustering que fornece failover e disponibilidade no nível do sistema operacional. Aplicativos comumente em cluster incluem:

    • Microsoft Exchange Server
    • Microsoft SQL Server
    • Serviços de arquivos e impressão
    • Aplicativos personalizados

  • Microsoft Network Load Balance (balanceamento de carga de E/S): O Microsoft Network Load Balance (NLB) é adequado para aplicativos sem monitoração de estado ou aplicativos multicamadas Nível 1, como servidores Web que fornecem um frontend aos bancos de dados backend e aos servidores de aplicativos. Uma alternativa física é um appliance, como os disponíveis de F5.
Observação: O compartilhamento de RDMs entre máquinas virtuais sem uma solução de clustering não é compatível.

Suporte do VMware vSphere à execução de configurações em cluster da Microsoft

Esta tabela descreve o suporte do VMware vSphere à execução de configurações em cluster da Microsoft:

Solução de
clustering
Status do
Suporte
Versão de clusteringVersão do
vSphere
Observações
MSCS com
disco compartilhado
CompatívelWindows Server 2003 1
Windows Server 2008
Windows Server 2008 R2
Windows Server 2012 2
Windows Server 2012 R2 5
4.x/5.x/6.xConsulte as considerações adicionais
Balanceamento de
carga de rede
CompatívelWindows Server 2003 SP2
Windows Server 2008
Windows 2008 R2
Windows Server 2012
Windows Server 2012 R2
4.x/5.x/6.x
Clustering SQLCompatívelWindows Server 2003 1
Windows Server 2008
Windows 2008 R2
Windows Server 2012 2
Windows Server 2012 R2 5
4.x/5.x/6.xConsulte as considerações adicionais
SQL AlwaysOn
Availability
Group (discos não compartilhados)
CompatívelWindows Server 2008 SP2 ou superior
Windows Server 2008 R2 SP1 ou superior
Windows Server 2012
Windows Server 2012 R2 4
4.x/5.x/6.x
Exchange
Single copy
cluster
CompatívelExchange 2003 1
Exchange 2007
4.x/5.x/6.xConsulte as considerações adicionais
Exchange CCRCompatívelWindows 2003 1
Windows 2008 SP1 ou superior
Exchange 2007 SP1 ou superior
4.x/5.x/6.x
Exchange DAGCompatívelWindows 2008 SP2 ou superior
Windows 2008 R2 ou superior
Windows Server 2012
Windows Server 2012 R2 4
Exchange 2010
Exchange 2013
4.x/5.x/6.x

Observações da Tabela 2:
  1. Essa tabela lista o status do suporte da VMware no vSphere. Verifique junto ao seu fornecedor, pois o status de suporte do fornecedor de software de terceiros pode ser diferente. Por exemplo, embora a VMware ofereça suporte às configurações que usam o MSCS em máquinas virtuais em cluster do Windows Server 2003, a Microsoft não oferece suporte a elas. O mesmo se aplica ao status de suporte da versão do sistema operacional. O suporte a software que atingiu o fim da vida útil pode ser limitado ou inexistente, dependendo das políticas de ciclo de vida útil do respectivo fornecedor de software. A VMware desaconselha o uso de produtos no fim da vida útil em ambientes de produção.
  2. Compatível somente com SMB in-guest e iSCSI in-guest para vSphere 5.1 e versões anteriores. Essa restrição não se aplica ao vSphere 5.1 Update 2 e 5.0 Update 3. (Consulte as notas de rodapé relevantes sob a tabela 1)
  3. As soluções de clustering in-guest que não usam uma configuração de disco compartilhado, como Espelhamento de SQL, SQL Server AlwaysOn Availability Group (disco não compartilhado) e Exchange Database Availability Group (DAG), exceto quando o VMDK do disco do sistema está localizado no repositório de dados NFS, não necessitam de declarações de suporte explícitas da VMware.
  4. vSphere 5.0 Update 1 e versões posteriores, 5.1 Update 1 e versões posteriores e 5.5, 6.0 e versões posteriores (nas quais o SO guest é compatível)
  5. vSphere 5.5 Update 2 e posteriores e 6.0 e posteriores.
Observações adicionais:
  • Os discos virtuais do disco do sistema (unidade C:) podem estar somente em repositórios de dados VMFS locais ou VMFS baseados em SAN, independentemente do protocolo subjacente. Os discos virtuais do disco do sistema devem ser criado com o formato EagerZeroedThick. Para obter mais informações, consulte o guia Setup for Failover Clustering and Microsoft Cluster Service do ESXi 5.0 ou do ESXi/ESX 4.x.
  • No Windows 2012 e 2012 R2, a validação de cluster é concluída com este aviso: Validate Storage Spaces Persistent Reservation. Você pode ignorá-lo.

Para obter informações do clustering da Microsoft para MSCS, SQL e Exchange, acesse o Windows Server Catalog e selecione o menu suspenso adequado.

Observação: o link anterior estava correto em 31 de março de 2015. Se você descobrir que o link não funciona, força feedback e um funcionário da VMware atualizará o link.

O clustering de failover do Windows Server 2012 não é compatível com o armazenamento compartilhado fornecido pelo ESXi (como RDMs ou discos virtuais) no vSphere 5.1 e versões anteriores. Para obter mais informações, consulte a seção Miscellaneous Issues das vSphere 5.1 Release Notes. O VMware vSphere 5.5 é totalmente compatível com o clustering de failover do Windows 2012. O VMware vSphere 5.5 Update 1 é totalmente compatível com o clustering de failover do Windows 2012 R2.

Para mais informações, consulte estes artigos da Base de Dados de Conhecimento da Microsoft:
Observação: os links anteriores estavam corretos em 11 de fevereiro de 2014. Se você descobrir que um link não funciona, força feedback e um funcionário da VMware atualizará o link.

Considerações sobre o clustering de armazenamento compartilhado

Protocolos de armazenamento
  • Fibre Channel: No vSphere 5.1 e versões anteriores, as configurações que usam o armazenamento compartilhado para Quorum e/ou Dados devem estar em RDMs baseados em Fibre Channel (FC) (modo físico para cluster across boxes CAB, modo virtual para cluster in a box CIB). Os RDMs em armazenamento diferente de FC (como NFS ou iSCSI) não são compatíveis na versão 5.1 e nas versões anteriores. No vSphere 5.5, Quorum ou Dados podem ser iSCSI ou FCoE também. O armazenamento compartilhado baseado em disco virtual é compatível somente com configurações CIB e deve ser criado usando a opção EagerZeroedThick nos repositórios de dados VMFS.

  • iSCSI nativo (não no SO guest): Compatível no vSphere 5.5. A VMware não oferece suporte ao uso de iniciadores iSCSI de host ESXi/ESX, também conhecido como iSCSI nativo (hardware ou software) com o MSCS no vSphere 5.1 ou versões anteriores.

  • Iniciadores de software iSCSI in-guest: A VMware oferece suporte total à configuração do MSCS utilizando iniciadores iSCSI in-guest, desde que todas as outras configurações atendam à configuração documentada e com suporte do MSCS. Usar essa configuração em máquinas virtuais da VMware é relativamente semelhante a usá-la em ambientes físicos. O vMotion não foi testado pela VMware com essa configuração.

  • Protocolo SMB (Server Message Block) in-guest: A VMware oferece suporte total à configuração do MSCS utilizando SMB in-guest, desde que todas as outras configurações atendam à configuração documentada e com suporte do MSCS. Usar essa configuração em máquinas virtuais da VMware é relativamente semelhante a usá-la em ambientes físicos. O vMotion não foi testado pela VMware com essa configuração.

  • FCoE: FCoE é totalmente compatível no vSphere 5.5. No entanto, nas versões anteriores, o FCoE é compatível somente em configurações muito específicas. Para obter mais informações, consulte a observação 4 na tabela de soluções de clustering da Microsoft anterior.

Adaptadores SCSI virtuais

O armazenamento compartilhado deve estar anexado a um adaptador SCSI virtual dedicado na máquina virtual em cluster. Por exemplo, se o disco do sistema (unidade C:) estiver anexado ao SCSI0:0, o primeiro disco compartilhado estaria anexado ao SCSI1:0 e o disco de dados estaria anexado ao SCSI1:1.

O adaptador SCSI de armazenamento compartilhado do Windows Server 2008 e versões posteriores deve ser do tipo LSI Logic SAS, enquanto as versões anteriores do Windows devem usar o tipo LSI Logic Parallel. (Para os Controladores SCSI Paravirtual, consulte a observação abaixo da Tabela 1 acima).

Configurações de disco
  • RDM: As configurações que usam o armazenamento compartilhado para Quorum e/ou Dados devem estar em RDMs baseados em Fibre Channel (FC) (modo físico para cluster across boxes CAB, modo virtual para cluster in a box CIB) no vSphere 5.1 e versões anteriores. Os RDMs em armazenamento diferente de FC (iSCSI e FCoE) são compatíveis somente no vSphere 5.5. No entanto, nas versões anteriores, o FCoE é compatível em configurações muito específicas. Para obter mais informações, consulte a observação 4 na tabela de soluções de clustering da Microsoft anterior.

  • VMFS: Os discos virtuais usados como armazenamento compartilhado para máquinas virtuais em cluster devem residir em repositórios de dados VMFS e devem ser criados usando a opção EagerZeroedThick. Isso pode ser feito usando o comando vmkfstools no console, no vSphere CLI ou na interface do usuário. Para obter mais informações, consulte o guia Setup for Failover Clustering and Microsoft Cluster Service do ESXi 5.0 ou do ESXi/ESX 4.x.

    Para criar o armazenamento EagerZeroedThick com o comando vmkfstools:

    1. Faça login no console do host ou inicie o VMware vSphere CLI.
    2. Por exemplo, para criar um arquivo de 10 GB no datastore1 denominado myVMData.vmdk, execute o comando:

      • Usando o console:

        vmkfstools –d eagerzeroedthick –c 10g /vmfs/volumes/datastore1/myVM/myVMData.vmdk

        Observação: Substitua 10g pelo tamanho desejado.

      • Usando o vSphere CLI:

        vmkfstools.pl –-server ESXHost –-username username --password passwd –d eagerzeroedthick –c 10g /vmfs/volumes/datastore1/myVM/myVMData.vmdk

    Para criar o armazenamento EagerZeroedThick com a interface de usuário:

    1. Usando o vSphere Client, selecione a máquina virtual para o qual você deseja criar o novo disco virtual.
    2. Clique com o botão direito do mouse na máquina virtual e clique em Edit Settings.
    3. Na caixa de diálogo das propriedades da máquina virtual, clique em Add para adicionar novo hardware.
    4. Na caixa de diálogo Add Hardware, selecione Hard Disk na lista de dispositivos.
    5. Selecione Create a new virtual disk e clique em Next.
    6. Selecione o tamanho do disco que você deseja criar.
    7. Selecione o repositório de dados com a máquina virtual ou selecione um repositório de dados diferente clicando em Specify a datastore e procurando para localizar o repositório de dados desejado.
    8. Para criar um disco EagerZeroedThick, selecione Support clustering features such as Fault Tolerance.

      Observação: A etapa 8 deve ser a última etapa de configuração. Alterar repositórios de dados depois da seleção de Support clustering features such as Fault Tolerance fazem com que a opção seja desmarcada.

    9. Conclua o assistente para criar o disco virtual.
Clustering de armazenamento não compartilhado

O clustering de armazenamento não compartilhado refere-se a configurações onde nenhum armazenamento compartilhado é necessário para armazenar os dados do aplicativo ou as informações de quorum. Os dados são replicados para outros nós do cluster (por exemplo, CCR) ou distribuídos entre os nós (por exemplo, DAG).

Essas configurações não exigem considerações adicionais da VMware em relação a um protocolo de armazenamento específico ou um número de nós, e podem ser implantadas em virtuais da mesma maneira que em físicas.

Observações:

Configuração específica de HA/DRS para máquinas virtuais em cluster

Regras de afinidade/ntiafinidade

Para máquinas virtuais em um cluster, você deve criar regras de afinidade ou antiafinidade de máquina virtual para máquina virtual. As regras de afinidade de máquina virtual para máquina virtual especificam quais máquinas virtuais devem estar juntas no mesmo host (por exemplo, um cluster de máquinas virtuais MSCS em um host físico). As regras de antiafinidade de máquina virtual para máquina virtual especificam quais máquinas virtuais devem estar separadas em diferentes hosts físicos (por exemplo, um cluster de máquinas virtuais MSCS em hosts físicos).

Para um cluster de máquinas virtuais em um host físico, use as regras de afinidade. Para um cluster de máquinas virtuais em hosts físicos, use as regras de antiafinidade. Para obter mais informações, consulte o guia Setup for Failover Clustering and Microsoft Cluster Service do ESXi 5.0 ou do ESXi/ESX 4.x.

Para configurar as regras de afinidade ou antiafinidade:
  1. No vSphere Client, clique com o botão direito do mouse no cluster no inventário e clique em Edit Settings.
  2. No painel esquerdo da caixa de diálogo Cluster Settings em VMware DRS, clique em Rules.
  3. Clique em Add.
  4. Na caixa de diálogo Rule, insira um nome para a regra.
  5. No menu suspenso Type, selecione uma regra:
    • Para um cluster de máquinas virtuais em um host físico, selecione Keep Virtual Machines Together.
    • Para um cluster de máquinas virtuais em hosts físicos, selecione Separate Virtual Machines.
  6. Clique em Add.
  7. Selecione as duas máquinas virtuais às quais a regra se aplica e clique em OK.
  8. Clique em OK.

Configuração de Multipathing

Path Selection Policy (PSP)

O Round Robin PSP não é compatível com LUNs mapeados por RDMs utilizados com clustering de armazenamento compartilhado no vSphere 5.1 e versões anteriores. Se você optar por usar o Round Robin PSP com suas matrizes de armazenamento ou se a versão do vSphere tiver como padrão usar o Round Robin PSP para a matriz em uso, você poderá alterar a PSP reivindicando os LUNs RDM para outro PSP. Para obter mais informações, consulte Changing a LUN to use a different Path Selection Policy (PSP) (1036189).

Com multipathing nativo (NMP) nas versões do vSphere anteriores à 5.5, o clustering não é compatível quando a política de caminho está definida como Round Robin. Para obter mais informações, consulte vSphere MSCS Setup Limitations no guia Setup for Failover Clustering and Microsoft Cluster Service do ESXi 5.0 ou do ESXi/ESX 4.x.

No vSphere 5.5, foi introduzido o suporte ao Round Robin PSP (PSP_RR). Para obter mais informações, consulte MSCS support enhancements in vSphere 5.5 (2052238).
Observação: É necessário também confirmar que o Round Robin PSP (PSP_RR) também será compatível também da perspectiva da matriz. Para obter mais informações, consulte Storage/SAN Compatibility Guide.

Path Selection Policy (PSP) usando Multipathing Plug-ins (MPPs) de terceiros

A configuração de cluster N+1 ocorre quando os nós de cluster de máquinas físicas são apoiados por nós em máquinas virtuais (ou seja, um nó em cada par de nós de cluster está em uma máquina virtual). Nessa configuração, o nó físico não pode ser configurado com software de multipathing. Para obter mais informações, consulte as práticas recomendadas e o suporte do seu fornecedor de terceiros.

Guias de configuração do Failover Clustering e dos Serviços de Cluster da Microsoft

Para mais informações, consulte o guia da sua versão:

Informações adicionais



Additional Information

Guidelines for Microsoft Clustering on vSphere