Como coletar informações de diagnóstico de um host ESX ou ESXi que exibe uma tela de diagnóstico roxa
search cancel

Como coletar informações de diagnóstico de um host ESX ou ESXi que exibe uma tela de diagnóstico roxa

book

Article ID: 311722

calendar_today

Updated On:

Products

VMware vCenter Server VMware vSphere ESXi

Issue/Introduction

Disclaimer: Este artigo é uma tradução do Collecting diagnostic information from an ESX or ESXi host that experiences a purple diagnostic screen (1004128). Como os artigos são traduzidos em uma base de melhor esforço, o conteúdo pode tornar-se desatualizado. Para obter o conteúdo mais recente, consulte o artigo em Inglês.


Environment

VMware VirtualCenter 2.5.x
VMware ESXi 4.0.x Embedded
VMware ESXi 4.0.x Installable
VMware ESX 4.1.x
VMware VirtualCenter 2.0.x
VMware vCenter Server 4.1.x
VMware ESXi 4.1.x Installable
VMware ESXi 4.1.x Embedded
VMware vSphere ESXi 5.0
VMware ESX 4.0.x
VMware ESX Server 3.5.x
VMware ESXi 3.5.x Embedded
VMware vCenter Server 5.0.x
VMware ESXi 3.5.x Installable
VMware ESX Server 3.0.x
VMware vCenter Server 4.0.x

Resolution

Durante uma tela de diagnóstico roxa, o VMware ESX/ESXi tenta gravar uma descarga de memória de VMkernel em uma partição VMKCore previamente configurada (tipo 0xFC) no disco e/ou no serviço ESXi Dump Collector através da rede. Para obter mais informações, consulte Configuring an ESX/ESXi host to capture a VMkernel coredump from a purple diagnostic screen (1000328).

Colete três informações de diagnóstico:

  • Um instantâneo ou fotografia da tela de diagnóstico roxa no console.
  • Uma descarga de memória do VMkernel colocada no disco ou enviada para o serviço ESXi Dump Collector.
  • Um pacote de log vm-support do host após uma reinicialização.

Para investigar as informações de diagnóstico, depois coletá-las, consulte Interpreting an ESX host purple diagnostic screen (1004250) ou contate o suporte VMware.

Instantâneo ou fotografia da tela de diagnóstico roxa

A tela de diagnóstico roxa no console físico do host contém informações úteis. Se possível, a mesma informação também é gravada em disco e/ou Se os subsistemas de armazenamento ou de rede estiverem com problemas, gravar uma descarga de memória no disco ou no Dump Collector de rede pode falhar e você pode ver um erro na tela de diagnóstico roxa semelhante a:

using slot X of Y... method FAILED.

Sempre capture um instantâneo através de KVM remoto ou tire uma fotografia da tela de diagnóstico roxa do console físico antes de uma reinicialização. Esta pode ser a única informação disponível.

Descarga de memória do VMkernel enviada para o serviço de rede do ESXi Dump Collector

Durante um evento de tela roxa, a informação é gravada em um serviço ESXi Dump Collector previamente configurado através da rede. Se o subsistema de rede está com problemas, gravar uma descarga de memória através da rede pode falhar e esta informação pode não estar disponível. Se disponível, a descarga de memória do VMkernel inclui tudo visto na tela do console físico.

Conecte-se ao servidor onde o serviço ESXi Dump Collector está instalado, localize o arquivo zdump do host e copie-o em outro lugar, para análise. A data e a hora no nome do arquivo corresponde ao horário que o serviço ESXi Dump Collector recebeu a descarga de memória, não ao horário no host ESXi quando ocorreu a falha.

Quando uma descarga de memória é recebida pelo serviço ESXi Dump Collector, ele registra uma entrada semelhante à Dump finished successfully for IPAddress, slot 0, file:/path/to/zdump_IPAddress_Date.

Descargas de memórias recebidas pelo ESXi Dump Collector da VMware no vCenter Server 5.0 Virtual Appliance

Descargas de memória recebidas pelo serviço ESXi Dump Collector no vCenter Server 5.0 Virtual Appliance são armazenadas em /var/core/netdumps/. Arquivos recebidos são organizados em diretórios de acordo com o endereço IP dos hosts enviados, tais como /var/core/netdumps/10/11/12/13/zdump_10.12.13.14-aaaa-mm-dd-hh_mm-N.

Descargas de memória recebidas pelo ESXi Dump Collector 5.0 da VMware para Windows

Descargas de memória recebidas pelo serviço ESXi Dump Collector instaladas no Windows são armazenadas em%ProgramData%\VMware\VMware ESXi Coletor de Descarga\Dados\. Arquivos recebidos são organizados em diretórios de acordo com o endereço IP dos hosts enviados, tais como %ProgramData%\VMware\VMware ESXi Coletor de Descarga\Dados\10\11\12\13\zdump_10.12.13.14-aaaa-mm-dd-hh_mm-N.

Descargas de memória recebidas pelo vSphere 4.1 Management Assistant

Descargas de memória recebidas pelo serviço de descarga de rede no vSphere 4.1 Management Assistant são armazenadas em /var/core/. Os arquivos recebidos são organizados em diretórios de acordo com o endereço IP dos hosts enviados, tais como /var/core/10/11/12/13/zdump_10.12.13.14-aaaa-mm-dd-hh_mm-N.

Descarga de memória do VMkernel em uma Partição de Diagnóstico no disco

Durante um evento de tela roxa, a informação é gravada em uma partição VMKcore (tipo 0xFC) previamente criada e ativada no disco. Se o subsistema de armazenamento está com problemas, gravar uma descarga de memória no disco pode falhar e esta informação pode não estar disponível. Se disponível, a descarga de memória do VMkernel inclui tudo visto na tela do console físico.

Use o vSphere Client ou o comando vm-support para copiar a informação de diagnóstico do host. Para obter mais informações, consulte Collecting diagnostic information for VMware ESX/ESXi using the vSphere Client (653) ou Collecting diagnostic information for VMware ESX/ESXi using the vm-support command (1010705).

Coletar descargas de memória do ESXi 5.x

Durante a inicialização de um host ESXi 5.x, o script de inicialização /usr/lib/vmware/vmksummary/log-bootstop.sh verifica a Partição de Descarga definida para os novos conteúdos. Se um novo conteúdo for encontrado, será gravada uma entrada no arquivo /var/log/vmksummary.log citando "bootstop: Core dump found".

Você pode coletar logs de um host ESXi pela execução vm-support na linha de comando ou usando ExportDiagnostic Data do vSphere Client. Ambos os métodos invocam o scriptvm-support, que verifica a Partição de Descarga definida para novos conteúdos. Se um novo conteúdo for encontrado, ele é colocado temporariamente em um arquivo vmkernel-zdump em /var/core/ antes de ser comprimido na saída vm-support.

Uma vez que o arquivo vmkernel-zdump-* de descarga de memória é copiado da Partição de Descarga durante a execução vm-support, não é necessário executar vm-support uma segunda vez para coletar os logs. Se vm-supporté executado várias vezes, somente a primeira tentativa inclui um arquivo vmkernel-zdump.

Observação: O diretório /var/core/está geralmente localizado em um disco virtual, de modo que os arquivos vmkernel-zdump não persistam em uma reinicialização.

É possível voltar a copiar os conteúdos da Partição de Descarga para um arquivo de descarga de memória vmkernel-zdump-*. Isto pode ser necessário se o arquivo gerado automaticamente for excluído. Para obter mais informações, consulte Manually regenerating core dump files in VMware ESX and ESXi (1002769).

Coletar descargas de memória VMkernel de ESXi 3.x e 4.x

Você pode coletar logs de um host ESXi seja pela execução de vm-support na linha de comando ou usando Exportar Dados de Diagnóstico ou Registros de Sistema do vSphere Client. Ambos os métodos invocam o scriptvm-support, que verifica a Partição de Descarga definida para novos conteúdos. Se um novo conteúdo for encontrado, é colocado em um arquivo vmkernel-zdump-* em /var/core/. O nome do arquivo é gerado com base na data: vmkernel-zdump-MMDDAA.HH.mm. O nome do arquivo gerado é gravado em /tmp/dumppart-copy.NNN.txt.

Uma vez que o arquivo vmkernel-zdump-* de descarga de memória é copiado da Partição de Descarga durante a execução vm-support, não é necessário executar vm-support uma segunda vez para coletar os logs. O arquivo vmkernel-zdump-* é movido para /var/core/old_cores/ depois de coletado. Isto significa que se vm-support for executado diversas vezes, apenas a primeira tentativa inclui um arquivo de descarga de memória vmkernel-zdump-*. Executar vm-support -a inclui os arquivos de descarga de memória vmkernel-zdump-* de /var/core/old_cores/, além da informação coletada normalmente.

Observação: O diretório /var/core/está geralmente localizado em um disco virtual, de modo que os arquivos vmkernel-zdump-* não persistam em uma reinicialização.

É possível voltar a copiar os conteúdos da Partição de Descarga para um arquivo de descarga de memória vmkernel-zdump-*. Isto pode ser necessário se o arquivo gerado automaticamente for excluído. Para obter mais informações, consulte Manually regenerating core dump files in VMware ESX and ESXi (1002769).

Coletar descarga de memória VMkernel em ESX 3.x e 4.x

Durante a inicialização de um host ESX 3.x ou 4.x, o script de inicialização /etc/init.d/vmware-late verifica a Partição de Descarga definido para os novos conteúdos. Se um novo conteúdo for encontrado, este é colocado em um arquivo vmkernel-zdump-* em /root/. O nome do arquivo é gerado com base na data: vmkernel-zdump-MMDDAA.HH.mm. O nome do arquivo gerado é gravado em /tmp/dumppart.log. Uma entrada é gravada no log /var/log/vmksummary citando"VMkernel error".

Você pode coletar logs de um host ESX executando vm-support na linha de comando ou usando ExportDiagnostic Data ou System Logs do vSphere Client. Ambos os métodos coletam todos os arquivos vmkernel-zdump-* da / raiz /. O arquivo vmkernel-zdump-* é movido para /root/old_cores/ depois de coletado. Isto significa que se vm-support for executado diversas vezes, apenas a primeira tentativa inclui um arquivo de descarga de memória vmkernel-zdump-*. Executar vm-support -a inclui os arquivos de descarga de memória de /root/old_cores/, além da informação normalmente coletada.

É possível voltar a copiar os conteúdos da Partição de Descarga para um arquivo de descarga de memória vmkernel-zdump-*. Isto pode ser necessário se o arquivo gerado automaticamente for excluído. Para obter mais informações, consulte Manually regenerating core dump files in VMware ESX and ESXi (1002769).

Descarga de memória do Console de Serviço

Você pode coletar logs de um host ESX executando vm-support na linha de comando ou usando ExportDiagnostic Data ou System Logs do vSphere Client. Ambos os métodos invocam o script vm-support, que verifica a localização da descarga de memória do Console de Serviço (definido em /Misc/CosCoreFile) para um novo arquivo. Se um novo arquivo for encontrado, ele é copiado e comprimido para um arquivo em /root/old_cores/cosNN.core.gz. O arquivo original é excluído.

Como o arquivo de descarga de memória do Console de Serviço é copiado durante a execução de vm-support, não é necessário executar o vm-support uma segunda vez para coletar os logs. O arquivo original cosNN.core é mantido em /root/old_cores/ depois de coletado. Isto significa que se o vm-support for executado várias vezes, somente a primeira tentativa inclui um arquivo de descarga de memória cosNN.core.gz do Console de Serviço. Executar vm-support -a inclui os arquivos de descarga de memória de /root/old_cores/, além da informação normalmente coletada.

Observação: Isto não é aplicável ao ESXi, pois não há um Console de Serviço.

Para obter mais informações, consulte Configuring an ESX host to capture a Service Console coredump (1032962).


Additional Information

Collecting diagnostic information from an ESX or ESXi host that experiences a purple diagnostic screen