Como usar adaptadores de Ethernet virtual em modo promíscuo em um host Linux
search cancel

Como usar adaptadores de Ethernet virtual em modo promíscuo em um host Linux

book

Article ID: 309680

calendar_today

Updated On:

Products

VMware VMware Desktop Hypervisor

Issue/Introduction

Disclaimer: Este artigo é uma tradução do Using Virtual Ethernet Adapters in Promiscuous Mode on a Linux Host (287). Como os artigos são traduzidos em uma base de melhor esforço, o conteúdo pode tornar-se desatualizado. Para obter o conteúdo mais recente, consulte o artigo em Inglês.

Como faço para configurar meu adaptador Ethernet virtual no host Linux para execução em modo promíscuo?


Environment

VMware GSX Server 3.x (Linux)
VMware Workstation 8.x (Linux)
VMware Workstation 7.x (Linux)
VMware Server 1.0.x (Linux)
VMware Workstation 6.x (Linux)
VMware Workstation 9.x (Linux)
VMware Server 2.0.x (Linux)
VMware Workstation 4.x (Linux)
VMware GSX Server 2.x (Linux)
VMware Workstation 3.x (Linux)
VMware Workstation 5.x (Linux)

Resolution

O software VMware não permite que o adaptador Ethernet virtual entre em modo promíscuo a não ser que o usuário executando o software VMware tenha permissão para fazer essa configuração. Isso segue a prática padrão do Linux de que somente o root pode colocar uma interface de rede em modo promíscuo.

Ao instalar e configurar o seu software VMware, você roda a instalação como root, e nós criamos os dispositivos vmnet0-vmnet3 com propriedade de root e propriedade de grupo de root. Nós também damos a esses dispositivos acesso de leitura/gravação somente para o root proprietário. Para um usuário poder configurar o adaptador de rede da máquina virtual para o modo promíscuo, o usuário que inicializa o produto VMware precisa ter acesso de leitura/gravação ao dispositivo vmnetx (/dev/vmnet0 se estiver usando o modo basic bridged).

Uma maneira de fazer isso é criar um novo grupo, adicionar os usuários apropriados para o grupo, e dar a esse grupo acesso de leitura/gravação ao dispositivo apropriado. Essas mudanças precisam ser feitas no sistema operacional hospedeiro como root (su). Por exemplo:

chgrp newgroup /dev/vmnet0
chmod g+rw /dev/vmnet0

em que newgroup é o grupo que deve ter a capacidade de configurar vmnet0 para o modo promíscuo.

Se você quiser que todos os usuários possam configurar o adaptador de rede virtual (/dev/vmnet0 em nosso exemplo) para o modo promíscuo, execute o seguinte comando no sistema operacional hospedeiro como root:

chmod a+rw /dev/vmnet0

Para obter mais informações sobre problemas com o modo promíscuo, consulte Host Crashes at Power on with Bridged Networking (514).

Para sistemas Linux que usam udev, você pode ver o erro como nós de dispositivos recriados no momento da inicialização:

O sistema operacional de máquinas virtuais tentou ativar o modo promíscuo no adaptador Ethernet0. Isso não é permitido por razões de segurança.

Para resolver esse erro, crie os dispositivos vmnet* com as propriedades e permissões desejadas em /udev/devices/, em vez de criar em /dev/, conforme acima. .

Observação: A localização depende do sabor de Linux.


Additional Information

Using Virtual Ethernet Adapters in Promiscuous Mode on a Linux Host