Melhores práticas no backup da máquina virtual (programas e dados) no VMware Fusion
search cancel

Melhores práticas no backup da máquina virtual (programas e dados) no VMware Fusion

book

Article ID: 308008

calendar_today

Updated On:

Products

VMware Desktop Hypervisor

Issue/Introduction

Disclaimer: Este artigo é uma tradução do Best practices for virtual machine backup (programs and data) in VMware Fusion (1013628). Como os artigos são traduzidos em uma base de melhor esforço, o conteúdo pode tornar-se desatualizado. Para obter o conteúdo mais recente, consulte o artigo em Inglês.

Este documento descreve as melhores práticas no backup de uma máquina virtual. Ele detalha os problemas que precisam ser levados em consideração, as etapas de um processo ideal e as desvantagens de confiar exclusivamente no Time Machine.


Symptoms:
  • Os backups do Time Machine ocupam espaço demais em muito pouco tempo
  • Há uma falha na restauração de máquinas virtuais a partir do backup do Time Machine


Environment

VMware Fusion 3.x
VMware Fusion 1.x
VMware Fusion 4.x
VMware Fusion 2.x

Resolution

Para fazer backup de toda a máquina virtual (a instalação do sistema operacional, arquivos e configurações de aplicativos, além de todos os dados do usuário), copie o lote .vmwarevm (o objeto do interior da pasta Virtual Machines), enquanto a máquina virtual não estiver em funcionamento ou estiver suspensa. Devido ao volume de tempo envolvido e do alto potencial de dados redundantes, este método é mais bem utilizado em uma base eventual, após a instalação de novos programas/atualizações ou a implementação de mudanças de configuração significativas.

Para obter mais informações sobre como fazer backup de uma máquina virtual através da cópia, consulte Copying a virtual machine in VMware Fusion 1.x to 6.x (1001524).

Com os arquivos de dados em constante mudança, é melhor utilizar qualquer ou todos os métodos abaixo:

  • Qualquer método de backup baseado em rede (dependendo de suas configurações de rede, a máquina virtual pode ser exatamente igual a outra máquina da rede).
  • Armazene, copie ou mova os arquivos de dados para backup em uma pasta espelhada ou compartilhada e utilize o Time Machine para fazer backup dessa pasta a partir do SO do Mac.

    Observação: Para obter mais informações sobre pastas espelhadas, consulte Setting up mirrored folders for your Mac and virtual machine (1014127). Para obter mais informações sobre pastas compartilhadas, consulte Sharing a folder from your Mac to a virtual machine (1004055).
  • Faça backup em mídias removíveis (tais como CD, DVD ou pendrive) para os backups únicos e não programados.

Esse métodos são fáceis e não-intrusivos o bastante para serem utilizados regularmente (diariamente, por exemplo). Não é possível configurar tarefas programadas do Windows para que essas opções possam ser executadas automaticamente (supondo que a mídia removível esteja presente e possua o espaço disponível).

Por exemplo, o procedimento de backup ideal deveria incluir as etapas a seguir:

  1. Configuração inicial

    1. Backup de programas e dados

      • Espelhamento:
        Configure pastas espelhadas e armazene todos os arquivos criados no Windows em uma pasta espelhada (guardando tudo no Mac, dessa forma). Para obter mais informações, consulte Setting up mirrored folders for your Mac and virtual machine (1014127).

        OU
      • Compartilhamento:
        Configure pastas compartilhadas e armazene todos os arquivos criados no Windows na pasta compartilhada. Para obter mais informações, consulte Sharing a folder from your Mac to a virtual machine (1004055).

        OU
      • Cópia manual/programada:
        Copie os arquivos dos quais quer fazer backup, a partir do local onde foram salvos, em uma pasta compartilhada do Windows. Esta cópia pode ser programada para ser executada automaticamente. Para maiores informações, consulte:
        • XP: Artigo da base de conhecimentos da Microsoft: How To Schedule Tasks in Windows XP
        • Vista: Artigo de suporte ao Vista da Microsoft: Schedule a task
        • Windows 7: Artigo de suporte ao Windows 7 da Microsoft: Schedule a task

          Observação: Os links anteriores estavam corretos até 28 de maio de 2011. Se você achar que há falhas em algum link, envie um comentário a um funcionário da VMware para que esse link seja atualizado.
    2. Backup de aplicativo e do sistema operacional
      Quando a VM for desligada, copie o grupo de VM para um drive externo (por exemplo, seu drive do Time Machine).

  2. Manutenção regular
    Regularmente, faça o backup de suas pastas do Mac (inclusive as pastas espelhadas / compartilhadas) utilizando o método regular de backup. Caso você utilize o Time Machine, isso acontecerá automaticamente (supondo que o drive externo esteja conectado) a cada hora. Na maioria dos outros programas de backup, isso pode ser programado. O backup de pastas do Mac que contêm dados do Windows garante que será feito o backup de seus arquivos e informações do Windows.
  3. Manutenção eventual
    Não há necessidade de fazer backup do lote da VM, a menos que você implemente mudanças na configuração de um aplicativo ou no sistema operacional, ou ainda, se forem instalados novos programas ou atualizações do sistema operacional. Depois disso, é possível arrastar seu lote da VM para um disco externo (é possível substituir a cópia antiga/original para economizar espaço) para fazer o backup.

Informações adicionais

É recomendável um drive externo grande (com mais de 250 GB), conforme sugerido no Time Machine.

É possível utilizar o Time Machine para fazer o backup dos dados dentro da sua máquina virtual, mas essa não é a melhor alternativa. Consulte Excluding the Virtual Machines folder from being backed up by Time Machine (1014046).

Há três ressalvas, ao utilizar o Time Machine em conjunto com uma máquina virtual:

  1. Devido aos conflitos, algumas versões do Fusion excluem o diretório da sua máquina virtual no backup do Time Machine. Para confirmar se esta exclusão está implementada em um sistema que já utiliza o Time Machine:

    1. Abra System Preferences > Time Machine,
    2. Clique em Options para ver quais diretórios estão sendo excluídos (se for o caso).

  2. O Time Machine considera backups diferentes de arquivos em termos do nível de arquivos (em vez do nível de blocos). Caso algum arquivo seja alterado, o Time Machine faz o backup do arquivo inteiro em sua próxima execução. As máquinas virtuais consistem, principalmente, em discos rígidos virtuais, arquivos que podem ter o mesmo tamanho do espaço virtual reservado no sistema operacional. Este tamanho de arquivo depende do fato de você estar usando discos esparsos ou um disco monolítico e se o disco foi previamente alocado. Para obter mais informações sobre esses tipos de disco e como identificá-los, consulte a documentação do VMware Communities A Beginner's Guide to VMware Fusion .

    Por exemplo, uma máquina virtual de 60 GB, com disco rígido monolítico e previamente alocado, possui um único arquivo com 60 GB em seu disco rígido virtual. Toda vez que uma máquina virtual é inicializada - ou qualquer documento é editado dentro da máquina virtual - esse arquivo de 60 GB é modificado e o Time Machine faz o backup correspondente. Como o Time Machine faz backup a cada hora, o drive de 1 TB fica cheio em menos de um dia.
  3. Caso o Time Machine faça backup de uma máquina virtual em funcionamento, ele tenta capturar os arquivos que estão sendo gravados ali. Provavelmente, os arquivos de backup resultantes ficarão corrompidos ou inválidos. Juntamente com o alerta 2, isso pode resultar em um disco de backup cheio de backups inválidos.


Additional Information

Best Practices for virtual machine backup (programs and data) in VMware Fusion