Solucionando problemas de desempenho de E/S em disco hospedado
search cancel

Solucionando problemas de desempenho de E/S em disco hospedado

book

Article ID: 306444

calendar_today

Updated On:

Products

VMware VMware Desktop Hypervisor

Issue/Introduction

Disclaimer: Este artigo é uma tradução do Troubleshooting hosted disk I/O performance problems (1008885). Como os artigos são traduzidos em uma base de melhor esforço, o conteúdo pode tornar-se desatualizado. Para obter o conteúdo mais recente, consulte o artigo em Inglês.


Symptoms:
  • A máquina virtual está muito lenta: os aplicativos iniciam de maneira lenta ou levam muito tempo para aparecer ou o sistema operacional leva muito tempo para iniciar.
  • As máquinas virtuais param de responder durante longos períodos de tempo.
  • Falha dos convidados do Windows como STOP 0x77 KERNEL_STACK_INPAGE_ERROR ou o log de evento contém Event ID 51 da origem: Disk.
  • Os convidados do Linux não respondem ou travam.
  • O vmware.log file contém linhas semelhantes a:

    Command WRITE(10) took 10.858 seconds (ok)
    Command READ(10) took 1.173 seconds (ok)
    SCSI0: RESET BUS


Resolution

Estes sintomas podem indicar que existe um problema de desempenho de disco do hardware subjacente. Ao usar produtos VMware hospedados, deve-se considerar que as máquinas virtuais e o sistema operacional do host muitas vezes compartilham os mesmos recursos de disco e hardware.

Abaixo estão algumas sugestões que podem ser implementadas para solucionar problemas de desempenho de E/S do disco:

Sugestão

Detalhes

Uso de discos VMDK pré-distribuídos ou não expansíveis

Ao criar uma máquina virtual de produção, a VMware recomenda que o disco rígido virtual seja configurado para o modo pré-distribuído. Se os discos existentes não estiverem no modo pré-distribuído, use a ferramenta vmware-vdiskmanager para converter os discos. Consulte o guia do usuário do produto para obter mais informações.

Remoção ou redução de instantâneos

Quando um instantâneo é criado, o produto VMware gera um arquivo delta adicional. Cada instantâneo sucessivo produz um arquivo adicional. Quando uma operação de disco é executada no convidado, a E/S do disco é recriada ao analisar cada arquivo do delta de instantâneo da cadeia. Isso gera sobrecarga no disco do host, porque mais de um arquivo deve ser aberto e processado para recriar os dados de E/S para o sistema operacional convidado. Para melhorar o desempenho, remova todos os instantâneos do sistema operacional convidado ou armazene os dados sensíveis ao desempenho em um disco virtual independente. Consulte o guia do usuário do produto para obter informações sobre como configurar discos virtuais independentes.

Para obter mais informações, consulte Working with Snapshots (1009402).

Uso de discos rígidos físicos e virtuais separados

Instale o sistema operacional do host em um disco rígido separado em vez de máquinas virtuais. Além disso, armazene o arquivo de paginação ou partição de swap em uma unidade separada do sistema operacional do host.

Otimização da unidade

Execute o software de desfragmentação de disco no host e no sistema operacional convidado. A fragmentação de ambos os arquivos .vmdk no convidado pode criar um duplo impacto após a fragmentação.

Uso de partições

A implementação de partições no sistema operacional convidado ou no host podem melhorar o desempenho ao criar boundaries de fragmentação e reduzir a fragmentação posterior. Por exemplo: considere a separação dos arquivos pequenos e normalmente modificados do sistema operacional dos arquivos maiores, como banco de dados ou stores do Microsoft Exchange, por meio de uma partição distinta. Além disso, considere o armazenamento dos arquivos do disco virtual (arquivos .vmdk) em sua própria partição ou disco no host.

Uso de RAID ou ajuste da configuração de RAID ou adição de discos na matriz

Certas configurações de RAID podem prejudicar a leitura ou gravação do desempenho de maneira positiva ou negativa. Ao usar uma configuração RAID 5, é possível adicionar mais discos à matriz. Isso geralmente melhora o desempenho da matriz. O uso de espelhamento pode melhorar o desempenho de leitura, mas pode degradar o desempenho de gravação. Se o desempenho de gravação for prejudicado, use um tipo RAID diferente para hospedar a máquina virtual.

Verificação de criptografia de disco

A criptografia de disco pode reduzir o desempenho do disco. Tente mover a máquina virtual para um volume não criptografado e verifique se o desempenho foi aprimorado.

Diagnóstico de integridade e desempenho para verificar se o hardware físico existente funciona conforme o esperado

Geralmente, os problemas de disco como os setores defeituosos ou falha de controladores podem afetar o desempenho, pois a recuperação automática de E/S e de clusters defeituosos podem causar interrupções repentinas em operações de E/S para o dispositivo. Execute o diagnóstico do hardware do sistema de arquivos para verificar se o desempenho está sendo afetado. Para obter mais informações, consulte Performing a disk check (1004003).

Atualização ou seleção de hardware de disco físico distinto

É importante considerar as características de desempenho do hardware do disco físico. Em geral, o RAID por hardware e controladores de disco independentes têm um desempenho melhor do que RAID por software e controladores de disco integrado. Quando um controlador independente é usado, muitas vezes é possível configurar ou aumentar a memória cache para gerar melhor desempenho. Consulte o fornecedor do hardware para obter mais informações. Normalmente, o hardware antigo tem desempenho mais lento do que o hardware mais recente. Os discos rígidos usados em laptop ou notebooks costumam ser muito mais lentos do que unidades usadas em computadores desktop. Os discos rígidos SCSI normalmente têm um desempenho mais rápido do que aqueles usados em computadores e notebooks tradicionais. Os discos rígidos conectados por USB normalmente têm um desempenho mais lento do que os discos locais internos (como IDE, SATA e SCSI). Unidades USB removíveis, como pendrives, normalmente têm um desempenho mais lento do que discos rígidos.
Consulte as especificações de desempenho fornecidas pelo fabricante do disco com relação a métricas críticas, como a velocidade de avanço, tempo de busca (latência) e taxas de transferência máxima. Quanto maior a velocidade de avanço, menor tempo de busca e taxas de transferência mais altas, melhor será o desempenho. Ao comparar as unidades removíveis, observe os níveis de desempenho de leitura e gravação de transferência.

Edição das configurações de máquina virtual para reduzir o uso de E/S com mais memória do host

A adição das configurações a seguir em uma máquina virtual pode reduzir a carga de E/S no disco rígido, no entanto, esses ajustes requerem memória adicional no host. Essas configurações só devem ser feitas se houver memória livre suficiente no host para acomodar toda a memória alocada para a máquina virtual, caso contrário, pode ocorrer uma condição de privação de memória que pode reduzir o desempenho de todas as máquinas virtuais em funcionamento ou possivelmente afetar o sistema operacional do host. Use essas configurações com cautela.

Abra o arquivo .vmx para a máquina virtual afetada enquanto estiver desligado. Adicione as linhas a seguir ao arquivo com um editor de texto.

Observação: Se o VMware Server for usado, será preciso reiniciar o VMware Authorization Service (vmware-authd) para que as alterações sejam efetivadas.

MemTrimRate = "0"
mainMem.useNamedFile= "FALSE"
sched.mem.pshare.enable = "FALSE"
prefvmx.useRecommendedLockedMemSize = "TRUE"



Additional Information

Troubleshooting hosted disk I/O performance problems